segunda-feira, 6 de julho de 2009

Construa sua Obra-Prima

Havia um tempo onde o esporte Culturismo era baseado em construir o corpo, na verdade construir o corpo perfeito. Simetria, proporção, definição e volume. Tudo em harmonia. Hoje vivemos os dias dos Freaks, atletas que competem pesando até 130 Kgs sem nenhuma gordura. Claro que a maioria das pessoas que vão à academia não querem ou não podem chegar a tal nível de desenvolvimento.

Não quero dizer que sou contra os Freaks, acho que eles que dão vida ao esporte e são eles que todos querem ver em cima do palco competindo. Mas como chegar aos 120 ou 130 kgs é uma coisa inatingível para a maioria de nós mortais, pelo menos podemos tentar esculpir nosso corpo da melhor forma possível.

Para a maioria das pessoas maior não significa melhor em termos de qualidade muscular. Devemos procurar atingir simetria e proporção entre todas as partes do corpo para termos um físico melhor. Lembro de Steve Reeves, Frank Zane, Bob Paris e mais atualmente Shawn Ray e Flex Wheeler. Todos tinham corpos perfeitos, simétricos, com linhas perfeitas. Verdadeiras obras-primas do culturismo. Você também pode esculpir ou construir a sua.

Conheça seus pontos fracos e determine seus objetivos
.
A primeira coisa a ser feita é dar uma boa olhada em seu físico e ser honesto consigo mesmo. Comece a tirar fotografias frequentemente, sempre usando o mesmo short e sempre sob a mesma iluminação. Observe nas fotos o que está errado. Seus braços estão grandes, mas as pernas não cresceram? Os ombros estão gigantes mas o peitoral não? Observe quais músculos estão para trás quando falamos em volume.
.
É muito difícil fazermos isso sozinhos ás vezes. Aconselho que você peça ajuda de um ou dois camaradas mais experientes para analisar as fotos ou você em pessoa. Mas encontre pessoas honestas e que lhe dirão a verdade. Eles precisam dizer o que você precisa ouvir e não o que você gostaria de ouvir.
.
Uma vez descobertas as falhas, vamos criar um plano para corrigi-las. Vamos agora dar uma olhada nos problemas mais comuns:
.
Corpo em forma de V
.
O aspecto mais importante para culturistas é conseguir esse objetivo. Ombros e costas largas e cintura bem fina! Isto dá ao corpo uma forma de V. Muitos já nascem com uma estrutura óssea propícia, com quadris estreitos e ombros bem largos. Para esses sortudos já é meio caminho andado. Para as pessoas que não têm a estrutura óssea a seu favor, o jeito é trabalhar muito os deltóides, cabeça medial, com elevações laterais. As costas também devem ser trabalhadas com muita barra fixa e puxador com pegadas abertas
.
Proporção entre parte superior e inferior do corpo
.
A coisa mais nojenta e mais irritante que eu posso ver em uma academia são aqueles caras que possuem um grande desenvolvimento na parte superior do corpo mas sem nenhum volume nas pernas. Parecem uma esfirra. Não cometa este erro. Deixar de treinar as pernas, ou treina-las com uma ou duas séries de leg-press e mesa extensora é péssimo para sua simetria, destrói a harmonia entre as pernas e tronco e arruína seu físico.
.
É fato provado que treinar pernas pesado também ajuda a construir a parte superior do tronco, já que Agachamentos e leg-presses realizados com alta intensidade aumentam a secreção de hormônios anabólicos no sistema.
.
Mantenha o tronco balanceado
.
Não podemos esquecer que também devemos ter os principais músculos do tronco em perfeito balanço. Peito, costas e ombros devem apresentar uma proporção. Nada pode ser mais desenvolvido que nada. O problema mais comum neste departamento é peito e deltóide anterior muito desenvolvidos e costas e deltóide posterior inacabados. Isso é resultado da obsessão que muitos têm pelo supino reto. O supino reto é o maior órgão sexual na academia. Quanto mais você ergue, mais você é macho.
.
Para corrigir este problema é necessário dar ênfase em costas, treinando-as na segunda ou na terça, quando seus níveis de energia são maiores. Deixe o treino de peito para o fim da semana e troque as diversas formas de supino reto por inclinados. Se a parte do meio do seu peito está subdesenvolvida, comece a fazer pec-dec ou cross-over com mais atenção na contração e não na carga. O mais importante no treino de musculação é ter total controle da contração, ter a conexão entre mente e músculo. Saber sentir o músculo trabalhando e saber fazê-lo trabalhar em cada exercício. Isso é que separa um cara que vai conseguir construir um ótimo físico e um cara que só vai ficar erguendo os pesos a vida toda sem nenhum resultado satisfatório.
.
Tronco e membros
.
Devemos tomar muito cuidado para manter tronco e membros em proporção também. Não adianta ter ombros enormes que fazem seus braços de 40 cm aparentarem ter apenas 35 cm.
.
Também é comum vermos caras com braços grandes e ombros que não acompanham. Também pode acontecer das pernas serem muito grandes para o resto do corpo, mas isso é muito difícil. A menos que seu nome seja Branch Warren ou Tom Platz, treine sempre pernas, e treine muito pesado. É raro termos pernas grandes demais.
.
Membros
.
Atenção na proporção entre músculos dos braços e pernas. Repare se o bíceps é maior que o tríceps ou vice versa. Tome cuidado para não deixar o ante-braço de lado. Não é legal ter o braço muito grande e um antebraço muito pequeno. Trabalhe sempre os ante-braços para deixá-los lado a lado com seus bíceps e tríceps.
.
Nas pernas, observe a proporção entre quadríceps e femorais. Os femorais são músculos que precisam de mais que apenas umas três séries no final do treino de pernas. Se seus femorais estão bem menores que os quadríceps, coloque-os em um dia separado e escolha dois exercícios para castiga-los e faze-los crescer.
.
Não se esqueça das panturrilhas, o músculo mais indecente que temos no corpo. Não podemos deixar a coxa ficar muito grande em relação a panturrilha. Geralmente panturrilha pode ser treinada duas ou três vezes por semana sem problemas. Só assim elas vão crescer e deixar seus membros inferiores mais proporcionais.
.
Finalizando
.
Não espere atingir um corpo perfeito em seis meses, nosso esporte é duro e atingir altos níveis de proporção e simetria podem demorar muito. O que torna nosso esporte bonito é que essa busca pela perfeição nunca chegará ao fim, talvez nós nunca alcancemos a perfeição. Mas isso não é desencorajador, isso serve para nos manter vivos. A busca de perfeição é que faz nós acordarmos todo dia, comer nosso frango e treinar mesmo quando estamos a fim de ficar na cama dormindo ou no sofá vendo um bom filme.
.
Vivemos nosso esporte 24 horas por dia e sete dias por semana. Construir um corpo perfeito é uma longa jornada. Talvez o mais importante nessa jornada não é chegar ao destino, mas sim aprender dia-a-dia como torna-la melhor!
.
Treinem Forte!!

Um comentário:

  1. supino reto com ctz e meu orgao sexual!
    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    quem nao gosta de falar q malha com 50 de cada lado???

    ResponderExcluir